"Assembleia de Deus" bizarra.

O que levou uma igreja tradicional das Assembleias de DEus a se tornar mais uma "neo penteca" infestada por heresias e bizarrices gospel.
Esta igreja já não é mais vinculada a convenção geral das Ads no Brasil, mas a outra citada no texto, Manaus, ainda é, e o pior, o pastor anterior que ao ser convidado a pastorear a igreja em Belen do Para, entregou o cargo a seu irmão e vive em seu programa de TV o elogiando, " quer por que quer" ser presidente da convenção e como o atual presidente da motivos para que se busquem novas lideranças o horizonte para as ADs no Brasil é sombrio.

Segue-se o texto extraido do blog
/mariosergiohistoria.blogspot.com



Assembleia de Deus de São Cristóvão (RJ): a descaracterizarão de uma igreja histórica

Na grandiosa festa de comemoração do 60º aniversário da CEADAM (Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Amazonas) cujo tema foi "Avivamento para transformar o Planeta", vários pastores, cantores e pregadores abrilhantaram os trabalhos. A multidão de membros e obreiros de todo estado lotaram o sambódramo da capital Manaus para celebrar o evento.

Entre os preletores nas noites festivas e das reuniões convencionais, estava um jovem pregador. Com pinta de galã, elegantemente trajado, penteado impecável, eloqüente e teatral nas suas prédicas, fazia a multidão delirar com suas mensagens. Obreiros, crentes, homens e mulheres, caiam ao serem atingidos pelos "mísseis" divinos que ele lançava sobre os fieis, ou com um simples sopro crentes caíam a chão extasiadas do "poder" de Deus. Ele mesmo, empolgado com os acontecimentos ao seu redor, entre efusivas manifestações de louvor do povo ali reunido, cambaleava como se estivesse embriagado.

O pregador, cuja performance foi brevemente descrita nas linhas acima é o Apóstolo Jessé Maurício da Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé, igreja com sede na cidade do Rio de Janeiro. Com um templo amplo e espaçoso, a denominação apresenta em seu grande púlpito entre tantos objetos, um grande candelabro (símbolo da nação judaica), um globo representando a terra e vários banners demonstrando os propósitos da comunidade que ali se reuni. Tudo nessa Assembleia de Deus, a começar pela titulação eclesiástica de seu líder, pela teatralidade de sua liturgia, ou pela decoração chamativa do interior de seu templo, faz parecer que estamos diante de mais uma denominação neopentecostal.

Seria mais uma "emergente" entre tantas outras, cujo exotismo de seus cultos e ministério visa uma clientela maior de membros e ouvintes (e contribuintes também). Porém todos esses pormenores chamam a atenção por um único detalhe, o qual daria um certo ar de igreja pentecostal clássica a essa igreja: o nome  Assembleia de Deus.

Na verdade, essa igreja, a qual em nada lembra uma Assembleia de Deus; a não ser pelo nome, é um dos ministérios mais antigos, e de um dos mais relevantes para a história das Assembleias de Deus no Brasil. Conhecida até o ano de 2006 como Assembleia de Deus de São Cristóvão, essa igreja foi a pioneira das Assembleias de Deus no estado do Rio de Janeiro, e responsável pelo surgimento de muitas outras pelo país.

Templo da Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé: Assembleia só no nome

Organizada por Gunnar Vingren em 1924, a Assembleia de Deus de São Cristóvão deu origem ao ministério de Madureira (Paulo Macalão foi um dos primeiros crentes e secretário dessa igreja), Penha (hoje Assembleia de Deus Vitória em Cristo), Lapa e Leblon, entre tantas outras. André Bernardino, pioneiro do trabalho assembleiano em Santa Catarina, converteu-se e cooperou em São Cristóvão antes de retornar a Itajaí, e ali organizar a igreja em 1931.

Os principais missionários suecos no Brasil como Gunnar Vingren, Samuel Nyström, Nils Kastberg, Otto Nelson, e Nels Nelson dirigiram essa igreja. Pastores pioneiros como Francisco Pereira do Nascimento, Alcebiades Pereira Vasconcelos, José Pimentel de Carvalho e o grande nome do jornalismo assembleiano Emílio Conde contribuíram para o crescimento desse ministério. O Mensageiro da Paz e a CPAD iniciaram seus trabalhos e impressões nas dependências de São Cristóvão. O primeiro Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical (CAPED) foi realizado nessa igreja. Enfim, essa igreja como nenhuma outra, contribuiu para modelar e expandir o pentecostalismo no país. As Assembleias de Deus no Brasil tem uma dívida histórica para com São Cristóvão.

Mas o que aconteceu com esse ministério? Como uma igreja líder, pioneira e referência para tantas outras, ficou irreconhecível em sua liturgia e pregação? O que aconteceu para que hoje ela esteja mais filiada a Convenção Geral, ou sequer ser mencionada nos periódicos da CPAD, principalmente o MP?

A resposta não é fácil de dar, mas algumas pistas podem esclarecer os fatos. Um dos motivos ao que tudo indica, são as divergências que nos últimos anos tem se agravado entre a liderança assembleiana. Há vinte anos, o pastor presidente do ministério do Belenzinho em São Paulo José W. Bezerra da Costa, lidera juntamente com uma oligarquia de pastores de algumas convenções assembleianas espalhadas pelo Brasil, a CGADB. São vinte anos de absoluta hegemonia, sem alternância na condução da instituição e dos negócios da CPAD. As igrejas e ministérios do estado do Rio de Janeiro (principalmente a capital), que há alguns anos atrás tinham tanta importância na CGADB, gradativamente foram perdendo espaço e poder dentro da Convenção Geral. Percebe-se que o eixo de influência e poder eclesiástico em nível nacional das igrejas do Rio, as quais anteriormente eram centro e referência para todo o Brasil, foi se deslocando em meados da década de 1980 para São Paulo, mais precisamente o Belenzinho.

Talvez a eleição para presidência da CGADB em 1999, tenha agravado a situação. Concorrendo contra José Wellington nesse ano, estava o pastor Túlio Barros de São Cristóvão. Os convencionais reunidos na sede do Belenzinho em São Paulo, e com toda certeza havia um número expressivo de ministros desse ministério, concedeu uma vitória esmagadora a seu presidente. Reeleito com 71% dos votos válidos contra 28% do seu oponente, essa eleição revelava ainda mais o declínio das lideranças cariocas. Em seu discurso de posse, pastor José Wellington deixa transparecer a rivalidade desse pleito quando falou aos convencionais: "Eu e o pastor Túlio não somos adversários... A eleição terminou e nossa amizade e comunhão permanecem. vamos realizar a obra de Deus". (DANIEL 2004: 610)

A eleição terminou é verdade, mas o líder máximo de São Cristóvão resolveu iniciar seu processo de ruptura com a CGADB. Um ano após sua fragorosa derrota na Convenção Geral, segundo a revista Enfoque (junho de 2008) "pastor Túlio Barros desafiou a igreja a uma nova dimensão que, segundo membros e líderes, resultou em renovação e avivamento espiritual". Esse desafio para uma "nova dimensão" foi a adoção do G12, polêmico método de crescimento e evangelização neopentecostal. Notas em alguns sites na internet comentam o fato do ministério ter perdido muitos membros de peso por esse decisão. Outros comentários  afirmam, assim como a revista Enfoque, que o crescimento foi acentuado. Mas é bem provável, pela sua tradição e história, que esse novo "desafio" não foi aceito sem enormes resistências. 

É bom deixar bem claro, e é um detalhe importante, que o genro do pastor Túlio Barros, Jonatas Câmara, é pastor presidente da igreja Assembleia de Deus em Manaus, e líder da Convenção do estado do Amazonas. Nessa igreja, ele adotou o método do G12, provocando enormes polêmicas e divisões em Manaus. Seu irmão Samuel Câmara por sua vez, na liderança da igreja de Belém, por força do ministério local não conseguiu esse feito com risco até de perder seu cargo se insistisse no projeto. Ou seja, o interesse de implantar um projeto como o G12 nas Assembleias de Deus era algo mais amplo, com referenciais no mínimo familiares. 

Outro fator importante para se identificar a ruptura, também está no fato da sucessão ministerial. Com idade avançada, como muitos outros pastores lideres de igrejas e ministérios, pastor Túlio transferiu a direção de São Cristóvão ao seu filho mais moço Jessé Maurício. Novas gerações são muito mais propensas a aderir a inovações e projetos de resultados práticos. Talvez sentido o vento das mudanças, e desejando a qualquer custo manter sua linhagem na direção da igreja, pastor Túlio entregou o ministério para o filho, pois nessas condições toda uma rede de interesses familiares também fica garantida. 

Nesse processo de adesão ao G12, outro passo foi a aceitação do chamado "Movimento de Restauração Apostólica", onde ministérios e igrejas reconhecem como apóstolos seus principais lideres. Pastor Túlio em 2004 ao ser jubilado (aposentado) das suas funções ministeriais, recebe a consagração de apóstolo, e seu filho o de bispo. Assim, pastor Ferreira se tornou o primeiro apóstolo das Assembleias de Deus no Brasil, mesmo a denominação não reconhecendo essa titulação eclesiástica. A mudança de nome para Missão Apostólica da Fé foi mais uma forma de romper com o tradicionalismo. É segundo seus lideres, um retorno as origens pentecostais, ou segundo outra opinião, uma questão de marketing.

Espera-se que de forma breve e com as informações disponíveis, o leitor possa ter um esclarecimento de como se deu a descaracterizarão dessa igreja histórica e de grande importância para o pentecostalismo brasileiro. Hoje, longe de ser uma referência, a Assembleia de Deus de São Cristóvão parece ser de um exotismo digno das mais jovens denominações neopentecostais.

Observação: para construir esse texto, foram consultados os livros História de Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil, Dicionário do Movimento Pentecostal, revista Enfoque (junho de 2008), e alguns sites na internet. Alguns comentários de criticas favoráveis ou contrárias a implantação do G12 são interessantes para se ter um ideia das complicações que uma mudança drástica de liturgia causou na igreja. Sobre o "apóstolo" Jessé Maurício,  basta consultar o YouTube e observar suas pregações teatrais, tanto em Manaus como na igreja de São Cristóvão.



Comentários

  1. vá se converter meu querido, a assembleia de Deus em sao Cristovao, apenas retomou o seu nome primitivo. Assembleia de Deus Missao apostolica de fé, que foi o nome dado pelos fundadores.

    Meu querido, antes de tirar o cisco do olho do teu irmao, tire a trave de diante dos teus olhos.

    a palavra de Deus fala que aquele que crer em Jesus faria obras ainda maiores que as que Ele fez, teu único problema, é a falta de fé.Fça prova com Deus assim como Gideão fez e ele te responderá, pq so Deus pode julgar. Quanto ao mover que vc estranha na Igreja, O sobrenatural de Deus é so pra quem crê.

    Deus lhe abençoe grandemente.

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  2. Parece que a igreja retomou o nome primitivo dado pelos fundadores, já a teologia não veio deles não...

    A bíblia fala de obras maiores sim, mas não é de obras maiores que estamos falando e sim de obras bizarras praticadas por tal igreja.

    Creio no sobrenatural, mas combato o sobrenatural que não vem de Deus, ora se não é humano e nem vem de Deus só pode vir do outro....

    Sobre só Deus poder julgar sugiro um estudo bíblico sobre o tema. Voce se surpreenderá.

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  3. Querido que a Graça e Paz esteja com você.
    Quero em primeiro lugar dizer que respeito muito a sua opinião; e entendo a sua preucupação com a mudanças na caracteristicas liturgicas da ADMAF, mas venho a firmar que a ADMAF continua sendo uma igreja guiada por Deus.
    Sou menbro dessa igreja de uma filial e toda vez que entro no templo sede minha alma se enche de temor a Deus pela sua obra através daquele lugar.
    A respeito dessa igreja não ser mencionada pela CPAD acho que o erro e do que despreza a historia dessa igreja e tudo que ela representa, não pode ser jogado no lixo, e a CGADB e uma conveção de pastores na donas de igreja para ditar como a igreja pois ela não manda em igreja nenhuma. Volto a afirmar que respeito a sua opinião pois vivemos em um pais livre mas afirmo que ADMAF e uma igreja guiada por Deus e com obras que demonstram que estamos no caninho certo.
    Nossa luta não e contra carne e nem contra o sangue.
    Graça e Paz.

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  6. Prezado, entendo a sua forma de inquisição moderna ou de opinião santa "critica", de condenar, julgar ou diminuir a obra alheia, talvez todo esse Poder de Juiz das Igrejas lhe foi dado por Cristo, mas ainda penso que esse poder é somente de Jesus Cristo. A Bíblia diz que enquanto alguns juntam outros espalham. Construir um Ministério é muito difícil, mais fácil é tentar derruba-lo, denegri-lo ou diminui-lo. A Igreja de Cristo está Permanentemente em Construção com muitos Acertos e Muitos Erros. Estes Muitos Erros cabe a Cristo Julgar apenas, na minha opinião. Entendo que, se você for Cristão deve Respeito a Cristo e se for Assembleiano deve respeito a Gunnar Vingren o Fundador, o Sueco que trouxe a Assembleia para o Brasil e inciou esta obra em São Cristóvão, talvez até o que você sabe e aprendeu sobre evangelho e rito, pois você é uma parte da obra dele, se for um Assembleiano. Gunnar Vingren fundou e Presidiu a Igreja de São Cristóvão RJ e muita coisa do que todas as Assembleias são hoje originaram nele. Se a Igreja de São Cristóvão é uma autentica Obra do Fundador, e se você é ou foi Assembleiano, você também é obra dele, e não deve critica-lo ou criticar a sua obra. Assim como as Pessoas acertam e erram, a Igreja e a Assembleia Acerta e Erra, esta Igreja é uma esposa de Cristo, com 91 anos de Idade é uma Senhora, a "Mae" das demais Assembleias, e por isso mais resisto a ela, Jesus Cristo não abandonou esta igreja, para que jogue pedras, Cristo não abandona a sua obra, Davi errou, Salomão errou, Pedro o negou 3 vezes, mas ainda sim, Deus não os abandonou, pois conhece o coração dos homens e sempre reergueu a sua Igreja. Esta é uma ASSEMBLEIA DE DEUS Sim pois o criador fundador da Assembleia deu este nome a ela, a Historia não tira ou apaga este nome dela. E se você além de Cristão, é um Assembleiano ou a sua real formação é Assembleiano é porque você é Obra de Gunnar Vingren também, o próprio fundador desta Igreja, no minimo, deve mais repeito a obra dele e menos juízo e julgamentos. Favor rever a sua matéria a luz da palavra. Não sou membro de lá, sou da Batista, já assisti cultos lá. Fico feliz de saber, que muitas das Assembleias, que hoje se acham muita coisa e doutores do juízo, na realidade foram originadas pelo fundador de lá Gunnar Vingren, que os Hinários começou impressos por lá, ..., acredito que a Obra de Cristo não para..., pois está acima dos homens e acima dos erros dos homens.

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